terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Lição


Em outubro de 2006, comecinho do mês, final de tarde... sofri um acidente doméstico bastante sério: queimei gravemente a mão direita e o pé esquerdo. Vi, de cara, que se ficasse em casa não daria certo! Meus três homens, dos quais eu passei a depender pra absolutamente tudo, ficaram atarapalhadíssimos! Pior, entendi que, trocar curativos diariamente no pronto socorro aqui, se não me rendesse uma infecção brava, com certeza haveria de me levar a um bom tratamento psicológico!! Não sendo um caso urgente, eu era colocada logo na entrada do hospital, numa cadeira de rodas, presenciando a chegada de todos os acidentados e doentes, até que a coisa ficasse calma pra que eu fosse atendida.
Bem, a “convite” da Nívia (na verdade, muito mais uma ordem do que um convite) fui levada pra Araraquara, pra casa da Lígia.

Obrigada Nívia, por ter procurado feito leoa, um médico que cuidasse de mim e encontrado a Naila que me deu atenção e carinho, muito além da obrigação profissional. Mil vezes obrigada Naila.
Lígia e Cleide, obrigada por terem colocado à minha disposição a casa e vocês mesmas: quando uma me dava banho e a melhor comida do mundo e a outra me carregava, dia sim, dia não, toda ensacada (hehe), até a clínica pros curativos e a conversinha boa da Naila. Obrigada Ednaldo, que nos “dias não”, ia até em casa (Lígia, tomei posse!) e ainda lavava as feridas, cuidadosamente, com água e sabão, antes de fazer os curativos.
Obrigada aos meus três grandes amores: Custódio, Plínio e Fausto; minha mãe e a Terezinha, que se revezaram nas visitas de final de semana
Agradeço ainda a todo o pessoal de apoio: Hugo e Diogo que, se incomodei, não deixaram que eu soubesse; Daniela e Fabiana que nunca deixaram de levar graça, sorriso e os filhos: Paula, Renata, Fernanda e Roberto pra me distrair.
Meu muito obrigada também aos amigos queridos que ligaram pra saber notícia, sempre com uma palavrinha de apoio.
Mas o mais especial dos agradecimentos vai pro Alexandre que foi meu companheiro constante, bastava que eu me mexesse pra que ele dissesse: “Popará Helô, EU cuido de você” e cuidava mesmo, além de passar o dia me oferecendo bolachas, iogurtes e desenhos animados, na flor dos seus seis anos.
Sem o carinho de cada um de vocês os 30/35 dias inicialmente previstos pra que eu tivesse alta, não teriam se transformado em 17. Atenção e conversa gostosa, muito mais do que a minha capacidade de cicatrização, foram os responsáveis pela cura antecipada.

Neste primeiro do novo ano, desejo a todos os meus amigos muita saúde, paz e alegria e que cada um de vocês possa contar sempre com essa espécie de carinho raro, capaz de transformar uma experiência dolorosa, numa lição de amor.

8 comentários:

Anônimo disse...

Esse episódio foi bastante assustador, lembro-me do Fausto me ligando nessa noite, apavorado sem entender o que acontecia ao encontrar a cozinha toda queimada e um bilhete, pra lá de insuficiente, que dizia algo como "Fui para o hospital, não se preocupem..."

Mas quero mesmo é agradecer à Nívia, Lígia, Cleide e todos os outros araraquarenses que cuidaram de mamãe de um jeito tão especial que a gente aqui no meio do corre-corre não conseguiria mesmo. Sou - somos todos - eternamente grato a todos vocês! Muitíssimo obrigado! :)

Mamãe, cuidado com os óleos quentes nas frigideiras com os longos jogos de paciência! rs

Unknown disse...

a queimadura foi terrivel... mas seus dias aqui foram maravilhosos....bjos

Anônimo disse...

Nestas horas é que a gente vê como se é querida.Você tem muita sorte de poder contar com tanta gente bacacana.
Feliz ano novo
Simone

Unknown disse...

quero só saber , se fosse ao contrário não seria a mesma coisa? claro que sim! a diferença é que moramos no interior maravilhoso... que ainda conhecemos muita gente, tudo é muito mais fácil,então .... junta tudo e dá certo!! mas, o melhor foi quando na minha loucura de saber você toda queimada, dar ordem expressa para que você viesse pra casa da Lígia kkkkkkk sendo que ela nem desconfiava de nada.... entende porque a gente é tão ligada e doida!!!!!!!!! nós 3!!!!!!!!!!

Helô Dondon disse...

Plínio
Não se preocupe, agora desligo tudo que estiver no fogo antes de vir jogar paciência. Hehe

Dani
Ainda que tenha doido pra burro, foi legal ficar aí.

Simone
Eu conto sim, com muita gente maravilhosa, muita. Não esqueci que a primeira coisa que vc disse foi que, se soubesse, teria dito preu ir praí. Tá bom que não teria sido nada fácil (nossa, como é longe!), mas eu sei que vc falou sério e fiquei comovida.

Nívia
Um pouquinho mais de loucura e eu teria chegado na casa da Lígia, toda ferrada, estropiada e dependente, de surpresa!!!!! Kkkkkkkkkk E o bom é que eu sei que podia!

Beijos

Anônimo disse...

Contado agora,depois de um ano,até que ficou mais ameno.Na época o susto foi grande.

Helô Dondon disse...

Neusa

é verdade, foi assustador e dolorido, mas ainda conto todas as loucuras que fizemos e rimos naqueles dias! hehe

Beijos

sulapiesan disse...

Parece que isso aconteceu outro dia!!!
Lembro direitinho da tua bravura, minha amiga e fico feliz por ter podido estar com vc nos maus e nos bons momentos.