segunda-feira, 28 de abril de 2008

Um doce de mamãe

No mês passado, comemorando o aniversário do Custódio, fiz um almoço pra família toda. Eu ainda não contei que não sei fazer doces, não gosto muito de açúcar e minha mãe sempre fica encarregada deles. Mas ela não tem mania de exagero como eu. Em geral, o doce dá ou sobra um pouquinho.
Bem...éramos dezoito pessoas, pouco mais do que o habitual, o doce de maçã estava delicioso...enfim, não foi suficiente. Algumas pessoas não comeram, entre elas, justamente o aniversariante.
Dona Helena ficou inconformada, ligou no dia seguinte lamentando e no outro ainda:
“Filha, faz um favor pra mim? É muito importante. Você faz?” Faz?
Negar alguma coisa pra minha mãe? Só mesmo se for impossível, caso contrário topo, faço, vou...
Que eu me lembre, nos últimos anos, eu disse não pra minha mãe apenas uma vez, mas também foi demais!!! Era época de Natal e contei a ela que tinha bordado panos de prato pra todas as mulheres com as quais me encontraria nas festas. Atrapalhada e sem tempo pra providenciar presentes de última hora, tentou me convencer a dar três dos panos, pra que ela oferecesse a uma amiga. “Depois você compra outra coisa, filha”. Neguei veementemente!! Onde já se viu? Ora! É claro, dei os panos de prato pra quem os havia destinado, mas comprei um livro pra ela presentear.
Assim, concordei com o favor antes mesmo de saber do que se tratava.
“Faz o doce de maçã pro Custódio? Ele não comeu, 'tadinho'."
Fiz, fotografei e dou a receita.

9 comentários:

Anônimo disse...

CREEEEDO!!!!!!!!!!!! nem sabia desse doce da tia Helena! amanhã vou fazer! (a inveja matou caim na porta do botequim) kkk bjo

Anônimo disse...

Entaão né vó, vc podia fazer e trazer um poquiinho pra mim ! ahoeihoieohieohi . fiquei com vontade !
beiijos
;*

Alvaro Cavichioli disse...

Poxa, vó... eu adoro doces, mas não sei fazer. Quer dizer, sei um ou outro, mas esse aí tá tão bonito! Se fizer, mando meu endereço pra vc mandar por sedex. hhaha
Abraços e bom feriadão pra vc.

Unknown disse...

proxima visita a Araraquara esta intimada a fazer o doce....ficamos todos com vontade...bjos....

sulapiesan disse...

Garanto que o Fausto lambeu os beiços e até eu que nem ligo pra doces, (apesar de gordíssima) fiquei com água na boca.

Quanto ao apelo materno, cuidado , menina, mãe é quinem filhos, se não dermos limite, abusam, rsrsrs

bjão

Anônimo disse...

Não sei se ela te contou, mas a sobremesa que ela queria levar para o Custódio, era aquela torta de maçã que a minha mãe fazia, e cuja receita ela me pediu uns dias antes. Só que, com receio de não acertar a torta, acertou em cheio no doce. A receita parece fácil, o difícil deve ser acertar o ponto do chantili...
Adorei o título da história! Aliás da anterior também.
Beijos

Unknown disse...

Helo minha mae ja fez o doce....
muito bom mesmo....
mas vc quando vier nao vai escapar...
bjos...

Anônimo disse...

é mesmo Fer . heioaheoaheoahe . , a vó Nívia fez e trouxe para mim ! está aprovadissímo, de fato o doce é mesmo uma delícia . (:

beiijos

;*

Anônimo disse...

Adorei a receita Helô.
Seu Blog é uma graça!!!! Agora sempre que posso passo aqui para dar uma olhdinha.
Bjão
Anjica