segunda-feira, 10 de março de 2008

A sobrevivente

O Custódio gosta de observar pássaros e os atrai colocando comida todos os dias: frutas para os sanhaços, bem-te-vis, sabiás, sabiás-do-campo, saíras e outros mais; semente de girassol pras maritacas e bolacha salgada triturada pros tico-ticos, rolinhas e joões-de-barro. No início, as pombas eram um problema e ele tentou mil maneiras para evitá-las. Algumas não deram muito certo e por fim as sementes de girassol são colocadas num comedouro de onde elas não conseguem pegar e o farelo é oferecido dentro de uma gaiola com a distância entre as grades calculada pra que as aves menores tenham fácil acesso e as pombas não.
A maioria faz poucas tentativas, desiste e some, algumas ficam por aqui esperando por migalhas que as outras aves deixam cair... mas uma foi mais radical...
Há uma semana, quando fui até o quintal logo de manhã, eu me deparei com uma cena muito feia. Uma pomba havia conseguido prender e torcer o pescoço entre as grades. Ela debateu-se alucinada e por fim, parou. Acreditei que tivesse morrido.
Não fosse dia de a Isabel vir trabalhar e a pomba teria ficado lá, do jeitinho que estava! Eu? Tirar com as minhas mãozinhas???? Nunca!
Não foi nada fácil, foi preciso torcer mais o pescoço da ave pra conseguir desentalar e mesmo assim, ainda que em péssimo estado, ela continuou viva e permanece viva. Toda torta, anda pouco, devagar e mal; voa pior ainda, mas sente-se protegida no meu quintal, de onde até sai, na certa em busca de comida, mas volta sempre. Tá bom que é burríssima, mas uma sobrevivente dessas a gente tem que respeitar e decidimos que ela fica.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não morro de amores por pombas,mas o estado em que ficou a pomba da sua história, me deu dó. Os pombos devem ser aves muito resistentes, tanto que algumas espécies, como os pombos correios ficaram conhecidos justamente por voarem longas distâncias. Além disso, apesar de serem constantemente indesejados e repelidos, eles seguem sobrevivendo a todo tipo de adversidade. A "sua" ave toda torta, é um exemplo disto.

Helô Dondon disse...

Beatriz

Pombas são resistentes sim, é impressionante que a Moura Torta (foi assim que a batizei) tenha sobrevivido com o pescoço destroncado, mas nem ela resistiu à tirania do forte que, na luta pela própria sobrevivência, busca eliminar o fraco.
Colhi e joguei muito limão pra espantar as outras pombas que a atacavam a bicadas. Bem que a “minha” tentava esconder-se sob o jasmineiro, mas sempre chegava lá com várias feridas novas. Foi bem pertinho do esconderijo que a encontrei morta esta manhã e, confesso que estou triste.
Fica aqui, o texto em homenagem a essa guerreira.

Anônimo disse...

Tamb�m eu fiquei triste com o desfecho da hist�ria Hel�.Meu quintal,assim como o seu, � cheio de p�ssaros (livres).Deixamos sempre �gua e comida para eles, que nos proporcionam um maravilhoso espet�culo diariamente. Dia destes fiquei encantada com um pica-pau.Acostumada em s� v�-los em desenho animado jamais os imaginei t�o pequenos rsss.Mas nunca apareceu por aqui uma pomba, e certamente ela n�o seria bem vinda.Mas a sua homenagem � justa,foi realmente uma guerreira.

Anônimo disse...

Helô, não gostaria de continuar como "anônimo" rss mas não estou conseguindo mais postar com meu nome.
Neusa

Anônimo disse...

Tentativa

Helô Dondon disse...

Neusa

Além da comida que nós colocamos e apesar do quintal ser muito pequeno, temos algumas árvores plantadas cujos frutos são pros pássaros: amoras, jabuticabas, pitangas e ameixas (mesmo que a gente queira, nunca chega antes deles pra colher, rs), assim atraímos muitas aves e é delicioso poder acompanhar os casais levando muita comida no bico, depois conhecer os filhotes que eles trazem “pra nos apresentar” e observar os pais alimentando e ensinado os pequenos a comer até que sejam capazes de cuidar da própria alimentação.
Também temos um pica-pau que nos visita muito de vez em quando, pequeno e feinho, nada parecido com o do desenho animado, decepcionante! Hehe

Na “tentativa” aí em cima, entrei sem o login pra verificar como se faz um comentário devidamente identificado.
Assim: entre as opções “Escolher uma identidade”, selecione “Nome/URL”, identifique-se no campo “Nome” e coloque seu endereço de e-mail em “URL” apenas se quiser e neste caso ele aparecerá como link... ou deixe em branco e pronto.

Beijos minha amiga.

Nívia... a explicação vai pra vc também, pra quando o nervo ciático deixar que vc saia da cama. Fica boa logo!!! Beijão

Anônimo disse...

testando....

Anônimo disse...

Tadinha dela. Ficou torta mesmo? Ainda esta contigo ou já morreu?
Como ela faz para comer se ficou torta?

Anônimo disse...

Deveria ter lido antes de comentar. Li agora q ela já morreu, tadinha, foi guerreira.

Unknown disse...

Mano,acabo de chegar dobyrabalho r tbm me deparei com uma pomba da mesma maneira,já a encontrei com a cabeça torta e naum vi nenhum machucado ou algum sintoma de queda,eu até tentei concertar o pescoço dela,mas ele sempre volta a posição em que a encontrei.
Por fim coloquei ela na loja logo após de dar água ela e vir embora,amanhã vou tentar colocar uma tala no pescoço dela.Será que isso vai resolver ou ela vai melhorar com o passar do tempo?
Afinal,oq houvecoma pomba do teu quintal?Ela melhorou?

Unknown disse...

Gente,me contem oq devo fazer.